Para resumir uma longa história...
A cerâmica está se tornando um importante ativo para a criação do século XXI, neste período do Antropoceno onde uma gestão radical dos recursos e da energia se tornou a condição sine qua non para nossa sobrevivência neste planeta.
O forno cerâmico Girel 3E é uma ferramenta de alto desempenho, com uma pegada mínima de carbono, o que nos permite deixar de usar eletricidade e combustíveis fósseis. É o forno ideal para qualquer projetista que queira harmonizar sua ética e sua prática, ao mesmo tempo em que dá um trunfo adicional à sua estética.
Este forno atende a três requisitos contemporâneos fundamentais, os 3E's, a saber :
Ergonômico: somente uma pessoa pode realizar a queima, sem ter que se dobrar ou se mover para alimentar o fogo ou fazer ajustes. A câmara é larga mas rasa, de modo que é facilmente acessível, e a carga é feita de pé.
Econômico para construir e usar: autoconstruído em poucos dias, custa 4 vezes menos que um forno de gás do mesmo volume. Com sua capacidade de 650 litros úteis, consome entre 150 e 200 kg de madeira para uma queima a mais de 1300°.
Ecológico : graças a seu sistema de pós-combustão, o forno rejeita fumaça limpa para a atmosfera, consome muito pouca madeira, pode ser desmontado e reconstruído em outro lugar, se necessário.
A flexibilidade de seu controle permite esmaltes refinados, assim como os efeitos mais selvagens da chama ou cinzas, taxas de resfriamento por raios ou maturação de alguns dias.
É uma forma de legado para a comunidade cerâmica daquele que "escuta as nuvens passarem" enquanto bate nas chaves de sua caixa de fogo.